Nesta Páscoa, não esqueça: chocolate é veneno para cães e gatos

chocolate para o cao a

 

 

Com frequência, quem tem cão e gato em casa recebe a recomendação de não dividir o que está comendo com o seu pet. Muitos não dão a devida importância e podem colocar em risco a saúde do bichinho.

O delicioso chocolate, por exemplo, está na lista da National Poison Control Center, dos Estados Unidos, dos 20 alimentos mais tóxicos para pets. O chocolate possui na sua composição as metilxantinas (cafeína e teobromina), responsáveis pela intoxicação. Um biscoito de chocoloate, o equivalente a 20mg dessa substância, é suficiente para desenvolver sinais de intoxicação em um filhote ou animal pequeno. Quanto mais escuro for o chocolate – como o amargo, por exemplo –, mais teobromina ele possui e, consequentemente, maior é o risco de intoxicação.

Os sintomas começam entre 6 e 12 horas após a ingestão da substância. E podem variar bastante. O animal demonstra estar com muita sede, aumentando a ingestão de água. Pode desenvolver vômito, diarreia, incoordenação, tremores, ataxia, convulsões, arritmias, taquicardia, aumento da frequência respiratória, língua arroxeada ou azulada, febre e até ficar em coma.

Esse tipo de intoxicação é uma emergência médica. Por não existir um antídoto especifico, o tratamento se baseia na tentativa de eliminar o alimento ingerido, quando for possível (em um intervalo máximo de 1 hora após a ingestão), na hidratação e na estabilização do quadro com medicações de suporte para a manutenção das funções vitais do animal. O objetivo é minimizar os efeitos colaterais até a completa eliminação do agente tóxico, que pode levar de um a seis dias.

Por isso, não se descuide nesta Páscoa. Oriente a todos que frequentam a sua casa para evitar acidentes. E para aqueles que não aguentam a cara de “eu também quero” do seu cão ou gato, saiba que no mercado há produtos próprios para pets com cor e aromas de chocolate. Eles não possuem chocolate em sua fórmula e podem ser oferecidos como petisco. Mas devem ser consumidos com moderação. Isso sim é uma prova de amor. A saúde do seu pet agradece.

 

LEIA TAMBÉM  Polícia identifica três suspeitos por morte de idoso em Joinville

Fonte: epoca.globo.com

 

{fcomment}

 

 

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here