Inscrições para o Enem 2016 começam nesta segunda-feira

 

enem 2016

 

 

 

Começa nesta segunda-feira (9) as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), o prazo vale até o dia 20 deste mês. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.

 

Entre as novidades desta edição, está a adoção de coleta de impressão digital dos candidatos. O procedimento visa aumentar a segurança e evitar fraudes e poderá ser feito no primeiro ou no segundo dia da aplicação do exame.

 

Os estudantes também poderão instalar no celular um aplicativo do Enem 2016 para acompanhar as inscrições e conferir informações como o cronograma do exame, tirar dúvidas e dicas.

 

Além disso, o MEC lançou a Hora do Enem — uma plataforma de estudos e de programas de TV, com aulas e exercícios — criada para ajudar os participantes do exame com os estudos. Nesse site, o Ministério disponibiliza quatro simulados. O primeiro aconteceu no dia 30 de abril e será reaberto nos dias 7 e 8 de maio. Os demais estão previstos para os dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.

 

LEIA TAMBÉM  Vídeo mostra situações perigosas na intersecção do Palmital

Inscrição

 

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), das 10h do dia 9 até as 23h59 do dia 20 de maio. Os documentos necessários são: CPF e RG.

 

Os estudantes precisarão informar um endereço de e-mail e um número do celular pessoal, que servirão para a organização do exame entrar em contato com o candidato. Além disso, é preciso indicar o município que irá realizar a prova do Enem, bem como a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

 

Taxa de inscrição e isenção

 

A taxa de inscrição será de R$ 68 — R$ 5 a mais do que o cobrado no último exame. A taxa pode ser quitada até o dia 25 de maio, às 21h59.

 

Quem for concluir o ensino médio no ano letivo de 2016 e estiver matriculado na rede pública de ensino tem o direito à isenção na inscrição do Enem. Se o interessado não for concluinte de escola pública, mas for proveniente de família de baixa renda, poderá declarar carência e conseguir a isenção da taxa. A partir deste ano, os estudantes isentos que não compareceram às provas em 2015, sem justificar a ausência, perdem a isenção — a regra foi anunciada em maio do ano passado, pelo então ministro Renato Janine Ribeiro.

 

LEIA TAMBÉM  Polícia prende casal com mandado de prisão em Garuva

Nome social

 

Os participantes que desejarem tratamento pelo nome social — travestis e transexuais — deverão informar no ato da inscrição e enviar cópia do documento de identificação, foto recente e formulário específico entre os dias 1º e 8 de junho pela página do participante do Enem.

 

Cartão de confirmação

 

Assim como no ano passado, o cartão de confirmação estará disponível apenas na internet.

 

Fonte: noticias.r7.com

 

{fcomment}

 

 

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here