Fiéis garuvenses festejam Corpus Christi

 

missa 2605e capa

missa 2605e

 

A Festa de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a Igreja Católica comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. Segundo a fé católica, a Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

 

A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII na Diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da Freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia. Em 1317, o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas. A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

 

LEIA TAMBÉM  Caminhão roubado em Garuva é recuperado em São José dos Pinhais

missa 2605f   materia missa capa

 

 

Na cidade de Garuva, sempre foi tradição sair pelas ruas sobre o tapete, que era feito e adornado por mãos fiéis. Com o tempo as procissões vão se transformando, e o grande tapete que servia para a passarela para o Santíssimo Sacramento, está cada vez menor, contudo ainda mantém uma beleza ímpar. Os fiéis compareceram em grande número e prestigiaram a procissão que saiu da Igreja Matriz, fez uma breve parada e terminou no pátio da prefeitura.

 

 

missa 2605 b

 

 

{fcomment}

 

 

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here