Coreia do Norte confirma quinto teste nuclear

 

Explosão teria alcançado 10 quilotons, estima a Coreia do Sul.
Teste provocou terremoto de magnitude 5,3.

 

A Coreia do Sul confirmou nesta sexta-feira (9) que o terremoto de magnitude 5,3 causado de forma artificial na Coreia do Norte corresponde ao quinto teste nuclear do regime vizinho e afirmou que a explosão foi mais potente que em vezes anteriores.

 

“Avaliamos que a Coreia do Norte realizou seu maior teste nuclear até o momento, já que teria alcançado os 10 quilotons, segundo nossas primeiras estimativas”, disse um porta-voz do Ministério da Defesa de Seul.

 

As Forças Armadas sul-coreanas criaram uma equipe inicial de medidas de resposta e neste momento analisam o ar em diversas áreas na busca de restos de radioatividade para conhecer mais detalhes, segundo o porta-voz.

 

A Presidência do país emitiu um comunicado no qual também confirmou que a Coreia do Norte realizou seu quinto teste nuclear.

 

LEIA TAMBÉM  Polícia Civil de Garuva cumpre mandado de prisão de condenado por crime sexual

A presidente sul-coreana, Park Geun-hye, condenou “energicamente” o teste, já que representa uma “clara violação” das resoluções da ONU e também um “ato de desafio contra a comunidade internacional”, segundo o comunicado.

 

Park, que neste momento visita o Laos, adiantou que a Coreia do Sul buscará junto com outros países impor sanções “muito mais fortes” contra a Coreia do Norte e recorrer a todos os meios possíveis para obrigá-la a renunciar ao desenvolvimento de armas nucleares.

 

O quinto teste nuclear da Coreia do Norte acontece no dia em que o país comemora seu 68º aniversário de fundação.

 

Fonte: g1.globo.com


SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here