Confimado caso de zika vírus em Itapoá

zika

 

Mulher de 20 anos com pré-diagnóstico da doença viajou do Mato Grosso para passar alguns dias na cidade

 

Uma mulher que viajou de Vargem Grande, na região metropolitana de Cuiabá (MT), para o Litoral Norte de Santa Catarina foi diagnosticada com a febre zika vírus em Itapoá.

Ela viajou para passar alguns dias na praia e já apresentava os sintomas. O caso ocorreu há alguns dias e só foi informado na tarde desta terça-feira, quando a Prefeitura recebeu o diagnóstico oficial da doença. 

Segundo a Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), este é o nono caso de zika vírus no Estado e o primeiro no Norte.

Segundo o secretário municipal de Saúde e presidente do comitê de prevenção da dengue em Itapoá, Cristian Angelo Grassi, a mulher chegou na cidade com alguns sintomas. Os pais dela, que ficaram no Mato Grosso, tiveram a doença. 

A jovem foi atendida no pronto-atendimento de saúde de Itapoá e, como havia suspeita, a Vigilância Epidemiológica foi notificada. 

— Ela já tinha um pré-diagnóstico quando chegou aqui. Fizemos o atendimento e o bloqueio da região onde ela ficou hospedada. Tanto ela quanto a população foram orientadas sobre os cuidados e o risco de transmissão — disse o secretário. 

Uma barreira, num raio de 50 metros de onde ela ficou hospedada, foi montado para o monitoramento diário dos moradores e veranistas. 

A mulher já foi embora para o Mato Grosso, mas o trabalho de monitoramento, segundo o secretário, continua. 

Desde o ano passado, Itapoá registrou apenas um foco do mosquito Aedes aegypti, numa localidade que fica a pelo menos 300 metros de distância de onde a turista estava.

— Estamos acompanhando tudo de perto e intensificando o trabalho de prevenção — disse o secretário. 

A febre é uma doença causada pelo vírus Zika (ZIKAV), transmitido pela picada do mesmo vetor da dengue, o Aedes aegypti. Causa febre intensa, com duração de três a sete dias, geralmente sem complicações graves. Mais de 80% das pessoas infectadas não desenvolvem manifestações clínicas. A partir de abril de 2015 o Brasil vem detectando casos de zika vírus. Atualmente, já se manifestou em 18 estados do país.

Fonte: anoticia.clicrbs.com.br

 

LEIA TAMBÉM  Caminhão carregado tomba na BR-101 em Garuva

{fcomment}

 

 

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here