Como enfrentar uma crise financeira sem perder a autoestima

mulher com calculadora c 15915

 

Dicas para você vencer os desafios em momentos financeiros difíceis

 

Como se manter sã em períodos insanos? O mundo do trabalho e das finanças passa por turbulências, mas é possível enfrentar e vencer desafios mesmo em meio à maré baixa. Veja algumas dicas:

 

Planejamento

Faça um orçamento mensal, anote as despesas diárias, planeje as compras e chame a família: é fundamental ter o apoio de marido e filhos para controlar gastos domésticos.

 

Economia

Troque o consumo de produtos importados por nacionais. Se fizer questão, compre no free shop ou na liquidação. Identifique ainda suas motivações psicológicas (ir ao cabeleireiro ou a restaurantes etc.) e torne-as eventuais em vez de semanais. E elimine as compras por impulso.

 

Cultura

Se possível, evite cortar cursos. Encare a educação como um investimento que fará diferença no seu futuro ou no dos seus filhos. Eliminar o lazer também compromete o astral. Vale a pena pesquisar alternativas econômicas ou gratuitas.

 

LEIA TAMBÉM  Obras do Contorno de Garuva serão entregues à comunidade no início de outubro

Otimismo

Não duvide de sua capacidade e rompa com o mito de que reconhecimento está ligado a dinheiro. Uma mulher otimista não se humilha porque acredita no sucesso e persevera.

 

Nada de isolamento

Fuja da solidão. Procure pessoas de confiança ou até mesmo profissionais para compartilhar problemas ou fazer planos reais para o futuro.

 

Evite dívidas

Esqueça os financiamentos de longo prazo. Em tempos instáveis, ninguém sabe se poderá honrar devidamente suas prestações.

 

Fonte: mdemulher.abril.com.br

Foto: Getty Images

 

{fcomment}

 
 
SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here