Autoridades afirmam que Garuva terá guarda-vidas no Rio São João

Em matéria publicada no último dia 29 de Outubro, o Garuvanet informou que os banhistas que visitariam a Pedra da Judite em Garuva corriam o risco de ficar sem a segurança dos guarda-vidas na alta temporada, devido as dificuldades que encontravam para concluir o curso de qualificação em Itapoá e devido a má estrutura do posto de trabalho, que necessita de uma reforma.

O Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Garuva Sargento Olivério, explicou que quanto a estrutura dos guarda-vidas, localizada na Pedra da Judite, ponto mais visitado por banhistas no Rio São João, já faz mais de um mês que já está autorizado a reforma do posto e que ficará pronto para atender a população e turistas. Os guarda-vidas devem iniciar o trabalho no dia 15 de Dezembro, e permanecer todos os dias até o final do mês de Fevereiro e após isso ficarão ainda nas sextas, sábados e domingos.

LEIA TAMBÉM  VÍDEO: Bombeiros apagam incêndio ao lado de Rodovia em Garuva

O Comandante diz o curso é gratuito e o Corpo de Bombeiros não tem obrigação de levar para realizar o curso, mas que após formado o Corpo de Bombeiros dará todo o suporte para trabalhar no rio.

“Para realizar um curso na cidade, teria que haver um planejamento. Como são apenas cinco alunos, é praticamente impossível o Estado pagar alguém para realizar o curso de guarda-vidas em Garuva. Mesmo que não houvesse ninguém feito o curso aqui da cidade, os guarda-vidas de Itapoá iriam ficar no município como nos outros anos”, afirmou Sargento Olivério.

O Prefeito de Garuva Dr. Rodrigo Adriany David determinou que a Defesa Civil, ligada ao município, leve os alunos até Itapoá, onde acontece o curso de formação dos guarda-vidas, com o veículo da própria Defesa Civil.

Os guarda-vidas trabalham principalmente na prevenção de acidentes, informando aos banhistas quando estão em área de risco e repassando orientações aos banhistas. Foram 2083 prevenções e 3 mortes registradas nos últimos 4 anos, o que mostra que essa prevenção é muito importante e pode salvar muitas vidas.

LEIA TAMBÉM  Vende-se casa no Centro de Garuva

O esforço realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar e pela Defesa Civil do nosso município deve salvar muitas vidas. Parabéns aos novos guarda-vidas de Garuva.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here