ARTIGO – “O que representa ser Sargento da Policia Militar”

artigo 150416

eu fardado

 

 

 Na atualidade, muitos na sociedade moderna, buscam uma profissão que proporcione a realização de sonhos. A carreira policial militar oportuniza a concretização destes ideais, pois possibilita aos seus integrantes as mais diversas funções. Podendo ser iniciada como soldado e avançar até coronel. O Sargento se destaca entre elas, em suas funções o de gestor de capacitação técnica e tática, elo entre a tropa e o comando.Peça fundamental na hierarquia militar, sua graduação é inferior ao oficial e superior aos cabos e soldados. A referida figura tem sua origem do latim “serviente”, ou seja, “aquele que auxilia” Nomenclatura usada na Idade Média para diferenciar guerreiro profissional que apoiava os nobres, sobretudo nas ordens militares, desde então tido como herói, disposto a comandar e ser comandado, sendo espelho da tropa, apto a cumprir suas missões.

 

Sempre atento aos seus afazeres, superando desafios. Agindo a ofício do Estado com lealdade, raça, ética, moral, e profissionalismo; dedicando sua existência, mesmo com o risco à própria vida. Profissional aplicado chega ao século XXI, em que a sociedade valoriza mais os bens materiais do que a pessoa e sua dignidade e tem seu dia a dia repleto de surpresas, umas boas, outras ruins. Segue sua luta, muitas vezes, longe da família (em muitos casos não presencia o nascimento de seu herdeiro e, outros ainda distantes, não se fazem presentes à última despedida de um ente querido), solitário sofre calado. Muitos, além de serem filhos, tornaram-se pais. Sua labuta é árdua e cansativa, tristezas suores e lágrimas, estresse elevado nas emergências que surgem, são testemunhas oculares de catástrofes e vidas destruídas, que tentam lhes tirar as forças e o sono.

 

LEIA TAMBÉM  Bombeiros encontram corpo de jovem que se afogou no Rio Cubatão

Além disso, o Sargento precisa estar à frente, na tomada de decisões, arguindo e incentivando sua tropa, quando necessário. Por vezes, isto é muito difícil, pois por trás da farda, distintivo e graduação está um homem (ou mulher), com seus medos e fraquezas. Sabedor que seus comandados dependem dele, nunca desiste, afinal para isto foi treinado. Seus ideais nunca morrem. Com fé, como Sargento da Policia Militar, cada um precisa manter seu juramento até que a morte nos faça calar: esta é a missão.  O sargento pode passar sua carreira sem ter que ir à guerra, mas jamais passará um minuto sem estar preparado. 

 

Por: Sgt PMSC Juarez França dos Santos

Pós-graduado em: Políticas e Gestão Pública

 

{fcomment}

 

 

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here